quinta-feira, 15 de setembro de 2011
8 ótimas dicas para quem quer investir em imóveis
Como saber se a taxa de condomínio é abusiva?
Não existe almoço grátis. Se o prédio estiver em condições desfavoráveis de conservação, saiba que cedo ou tarde haverá reformas e o custo delas será rateado entre os condôminos. Portanto, faça logo os ajustes no preço do apartamento, pois o valor baixo pode esconder as necessidades de reforma do prédio mais adiante. É fundamental também verificar a situação econômica do condomínio. Taxas muito altas de inadimplência indicam uma vizinhança com problemas financeiros crônicos, o que pode prejudicar o ambiente do edifício e pesar na conta do condomínio.
Os lofts estão muito na moda. Eles são mais caros por isso?
Com pé-direito alto e grandes ambientes sem paredes, os lofts viraram uma opção de estilo de vida moderno. Sua origem está nos distritos de artistas de Nova York. No Brasil, adaptou-se esse conceito para prédios novos, tendo como principal atrativo a possibilidade de o morador dividir e preencher o espaço como quiser. Eles constituem uma boa opção para solteiros ou jovens casais, por serem erguidos em regiões com estrutura de serviços satisfatória, como lavanderias, restaurantes e supermercados. Se o casal não pretende ter filhos a curto prazo, o loft é uma alternativa interessante.
Quais são as desvantagens evidentes na compra de um loft?
Não espere pagar menos por ele por causa da aparente falta de requinte. Nem espere vendê-lo por preço acima do de mercado apenas porque está na moda.
Quem vai comprar um imóvel deve dispor de quanto para a entrada?
No caso da maioria dos imóveis na planta, os valores giram em torno de 20%. Quanto aos financiamentos bancários, esse valor é de no mínimo 50% do total. A linha de crédito do Sistema Financeiro da Habitação estabelece o seguinte critério: para o valor do imóvel entre o mínimo de 40 000 reais e o máximo de 300 000 reais, o valor de financiamento entre o mínimo de 20 000 reais e o máximo de 150 000 reais.
Qual o custo da contratação de um arquiteto?
Os preços variam de acordo com o prestígio, a experiência profissional e a região do país. O Instituto de Arquitetos do Brasil tem uma tabela de preços médios de referência. Segundo ela, o custo de um projeto varia de 20 a 100 reais por metro quadrado. Uma consulta, para aspectos específicos, sai por 60 a 300 reais a hora.
O consórcio de imóveis funciona mesmo?
Como os de carros, os consórcios de imóveis são fiscalizados mas não totalmente garantidos pelo governo. Ao escolher essa modalidade, é preciso checar a idoneidade e a saúde financeira da empresa que o organiza. Valem as mesmas regras de segurança das compras na planta.
Qual a vantagem do consórcio?
O principal atrativo está no baixo valor das prestações. Enquanto um financiamento não sai por menos de 12% do preço total por ano, no consórcio se paga uma fração disso.
Os prazos são longos? Exatamente para poderem cobrar menos, as construtoras esticam os prazos de conclusão das obras vendidas por consórcio. Por isso, quem compra por essa modalidade tem de ter paciência para esperar – ou sorte, para ter sua cota contemplada logo, ou ainda algum dinheiro guardado para dar um lance vencedor.
FONTE:
http://veja.abril.com.br/especiais/investimento/p_055.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário